Páginas

terça-feira, 4 de outubro de 2011

MANUAL DE ADAPTAÇÃO EM TINTA PARA TRANSCRIÇÃO DO SISTEMA BRAILLE



 No dia 26 de setembro a FCEE apresentou projetos inéditos ao Governador Raimundo Colombo. Um dos projetos é o jogo Libras Brincando e o outro é o Manual de Adaptação em Tinta para Transcrição do Sistema Braille, o qual é uma das açções do CAP.


Foto: capa do Manual de Adaptação de Livros Didáticos para Transcrição do Sistema Braille.

A publicação consiste em um manual de adaptação em tinta para transcrição do Sistema Braille. A adaptação em tinta é uma das funções executadas no Serviço de Produção de Livro Acessível do Centro de Apoio Pedagógico e Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual/CAP da Fundação Catarinense de Educação Especial - FCEE, que tem a responsabilidade de produzir materiais, através da adaptação, transcrição, geração e a criação de recursos pedagógicos procurando sempre a melhor forma de atender às necessidades dos educandos com deficiência visual que freqüentam as Salas de Recursos do Estado de Santa Catarina em seu processo educacional. Consiste, ainda, na reprodução/conversão de textos, de um código para outro, sem alterar seu conteúdo original dos livros e ou materiais, realizando adaptações necessárias para que sejam acessíveis e/ou adequadas por parte educando com deficiência visual.
Este manual é um material elaborado pelos técnicos do CAP da FCEE a partir de suas experiências profissionais, com o propósito de auxiliar e dar subsídios aos profissionais que atuam na área da deficiência visual, através de mecanismos que darão suporte para a elaboração dos materiais didatico-pedagogicos trabalhados em sala de aula. Pretende-se com este, oferecer mecanismos que irão auxiliar o processo de ensino e de aprendizagem dos educando, de forma igualitária aos demais alunos, proporcionando meios pelos quais eles poderão ter acesso às informações contidas em nos materiais impressos em tinta.
            A importância deste material para a FCEE contempla a missão da instituição em expandir os trabalhos desenvolvidos de modo a aprimorar o atendimento às pessoas com necessidades especiais. 
                O evento contou com a presença da presidente da FCEE, representantes do CAS - Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez, FCEE  http://www.casfcee.blogspot.com/, com os elaboradores do Manual que trabalham no CAP, e outros representantes da FCEE. 

              Foto:  Presidente da FCEE Rose Bartucheski apresentando projetos ao governador Raimundo Colombo, ao fundo da foto estão presentes representantes da FCEE.


Um comentário: